Antes de você saber como interpretar uma audiometria é preciso entender a seguinte questão:
Por que as pessoas surdas não conseguem captar os sons agudos em sons baixos?
Sabemos que a cóclea é a porção anterior do labirinto, localizada na região do ouvido interno com aspecto similar à concha de um caracol e responsável pela função auditiva. A cóclea é formada pelas células ciliadas que vibram de acordo com o estímulo sonoro.
As células ciliadas responsáveis pela percepção do som agudo estão na região da superfície alta do caracol, já as células ciliadas responsáveis pela percepção do som grave, ficam localizadas mais no fundo do caracol.
Quando ocorre a surdez, as células ciliadas do som agudo são as mais afetadas e as células ciliadas do som grave ficam mais protegidas.
Neste artigo, elaboramos um passo a passo de como interpretar uma audiometria. Acompanhe o conteúdo para entender mais sobre o assunto. Boa Leitura!
Como interpretar uma audiometria?
Você quer saber como interpretar uma audiometria? Confira o passo a passo para entender mais!
1° Passo
Como podemos observar no gráfico acima, a avaliação audiológica mostra a orelha direita e a orelha esquerda. Ao olhar graficamente é possível notar que ambos tem uma queda.
Na orelha direita, as medidas variam de -10 até 120 decibéis na escala do gráfico do lado esquerdo.
O que significa decibéis?
O decibel é uma medida derivada do bel (B), ou seja, é uma escala logarítmica que compara a intensidade de um som com a menor intensidade de som que pode ser observada pelo ser humano. Geralmente, a escala de bel é expressa em décimos de sua unidade, chamados decibéis.
Por que existe o -10 depois do zero?
O limiar sonoro do ser humano é zero, então significa que é o mínimo de emissão sonora que é possível captar. Em casos raros, pode-se colocar o -10, pois pode acontecer de alguém apresentar um limiar sonoro menor do que – 0.
Costuma-se usar o zero em pessoas jovens que tem uma resposta neurológica aos sons, ou seja, em ouvidos e estruturas neurológicas auditivas mais preservadas.
2° Passo
Ao estudar o gráfico, na orelha direita, é necessário ter um apito de 10 dB para ouvir 250 até 2k.
Depois, nota-se que o resultado vai caindo, pois para escutar 2k é preciso de 15 decibéis e até alcançar em 8k é necessário de 25dB.
Esse tipo de resultado está dentro da normalidade porque até chegar a 25 decibéis é considerado o apropriado para a resposta auditiva. Porém, a partir dos 26 decibéis até o 40 dB a pessoa tem uma perda auditiva leve nessa frequência sonora.
Quando pode ser considerada uma perda auditiva moderada, severa e profunda?
- 41 decibéis a 70 dB – (Perda auditiva Moderada);
- 71 decibéis a 90 dB – (Perda auditiva Severa);
- 91 decibéis pra cima – (Perda auditiva Profunda).
3 ° Passo
No gráfico, na orelha esquerda, você pode perceber que os apitos já começam a partir do 15 decibéis para que a pessoa consiga escutá-los de 250Hz a 500Hz. Depois, o gráfico vai caindo cada vez mais até chegar ao 8k de frequência sonora, ou seja, seria preciso de 45 dB.
Essa é uma das formas mais simples de interpretar uma audiometria ou exame audiológico.
Você gostou do nosso conteúdo de como interpretar uma audiometria?
Escreva nos comentários!
A Vibrasom Tecnologia Acústica é uma empresa dedicada ao desenvolvimento, manufatura e fornecimento de produtos para controle de ruído e condicionamento físico.
Fornece diversos produtos de audiologia, tais como: Audiômetro Digital AVS-500, Audiômetro Digital de 2 Canais AVS-800 e cabines Audiométricas aprovados pelo InMetro.
Vibrasom Tecnologia Acústica
Telefone/ Whatsapp: 11 97107 4218
E-mail: Vibrasom@vibrasom.ind.br
www.vibrasom.ind.br
.
Parabéns por compartilhar o conhecimento!