Vibrasom

O que é a espuma acústica e para que serve?

O que é a espuma acústica e para que serve?

Antes de você compreender o que é a espuma acústica, saiba que esse produto é uma alternativa prática, fácil e viável que pode ser adequada em qualquer ambiente.

A espuma acústica tem a capacidade de garantir a harmonização sonora em espaços especializados que demandam sons mais “limpos”, como estúdio de música, estúdio de TV, estúdio de rádio e outros tipos de áudios técnicos como podcasts e canais de Youtube.

É um produto que também serve para amenizar a reverberação em locais como restaurantes, bares, clínicas médicas, teatros, auditórios, cinemas, escritórios, entre outros ambientes.

Neste artigo especial que elaboramos, vamos explicar o que é a espuma acústica e como o produto pode ser utilizado em diferentes locais. Boa leitura!

O que é a espuma acústica?

Se você procura por um revestimento acústico que atenua de maneira significativa o tempo de reverberação/ecos dentro de um espaço fechado, entenda o que é a espuma acústica.

A espuma acústica é um produto técnico, desenvolvido, ensaiado e testado para ser utilizado em diversas aplicações, seguindo normas rigorosas, proporcionando eficiência acústica e segurança, inclusive no quesito de resistência ao fogo. Fabricado em poliuretano, a espuma acústica é um material fono-absorvedor flexível com superfícies irregulares. 

Uma das principais funções da espuma acústica é reduzir o tempo de reverberação em local com espaço fechado, eliminando o eco e fazendo com que o som emitido seja mais “seco”, melhorando a comunicação e o resultado sonoro.

Confira abaixo a linha de espuma acústica Sonique que a Vibrasom fornece:

Todas as espumas acústicas citadas acima são fabricadas com  auto extinguível (não propaga a chama) classe B e classe A para a linha Sonique NoFire de acordo com a NBR 9442 e ASTM E 662 para densidade de fumaça conforme ensaios realizados no IPT  (Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo-SP ), garantindo total segurança para utilização destes materiais.

Confira também:

O que é a espuma acústica: Saiba escolher o melhor revestimento para o seu ambiente

No texto acima, explicamos sobre o que é a espuma acústica e agora vamos descrever como você pode escolher a melhor espuma para o seu projeto.

A espuma acústica tem como principal função absorver o som de um ambiente, mas é importante destacar que o material não é indicado para fazer o isolamento acústico. Outro ponto importante antes de realizar a compra da espuma acústica é saber identificar se o material atende às normas referentes à proteção ao fogo.

Com o objetivo de proporcionar mais segurança às edificações, a divisão do Corpo de Bombeiros de diversos Estados criou uma série de instruções técnicas, apontando quais materiais podem ser usados para revestimento de ambientes. Confira a Instrução Técnica n° 10/2019, clicando aqui.

Qual a melhor espuma acústica?

Se você está se perguntando: Qual a melhor espuma acústica? Saiba que a melhor espuma acústica precisa ser auto extinguível, ou seja: o produto deve apresentar uma proteção para evitar que o fogo se propague para outras áreas. 

Outra dica bastante interessante na hora de escolher a espuma acústica é ficar atento ao design do material, pois o produto pode ser feito em várias cores, tamanhos, densidades e espessuras.

É recomendável consultar um especialista em acústica ou um fornecedor de espuma acústica para obter orientação personalizada sobre “qual a melhor espuma acústica” com base nas características do seu ambiente e nas metas de qualidade sonora que você deseja alcançar.

De qualquer forma, a melhor espuma acústica precisa ser auto extinguível, ou seja: o produto deve apresentar uma proteção para evitar que o fogo se propague para outras áreas. 

Outra dica na hora de escolher a espuma acústica é ficar atento ao design do material, pois o produto pode ser feito em várias cores, tamanhos, densidades e espessuras.

Confira abaixo em quais ambientes a espuma acústica pode ser aplicada:

  • Salas de treinamento;
  • Auditórios;
  • Bares e restaurantes;
  • Home theaters;
  • Centrais de telemarketing;
  • Escritórios;
  • Igrejas;
  • lojas;
  • Cabines de som;
  • Estúdio de TV;
  • Estúdio de rádio.

A Vibrasom Tecnologia Acústica fornece produtos de espuma acústica da linha Sonique que contém proteção contra a proliferação de fungos e bactérias, por meio da aplicação em sua formulação do produto Vanquish DM.

A linha Sonique é confeccionada em espuma de poliuretano poliéter auto-extinguível (não propaga fogo), atendendo a norma de flamabilidade NBR 9178, velocidade de queima de 0,0 mm/min.  Placas com proteção anti-chamas colorida (Pintura) são classificadas com a Norma NBR 9442 e possuem laudos do IPT aprovados pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

Procurando soluções de isolamento acústico de qualidade?

Não deixe a qualidade sonora em segundo plano!

Chegou a hora de melhorar a acústica dos seus ambientes! Entre em contato com a VibraShop e descubra como transformar o som ao seu redor.

Seu espaço merece essa melhoria!

Clique aqui para acessar o site da VibraShop e confira as melhores opções para você!

Acesse o link abaixo para saber mais sobre as espumas acústicas Sonique:

Assista ao vídeo: Vibrasom – Espumas acústicas Sonique

Quer saber mais sobre o que é a espuma acústica? 

Entre em contato com a Vibrasom!

11 3506 – 5087 

11 9 9967 6973 – Acústica

11 9 7107 4218 – Audiologia

www.vibrasom.ind.br

E-mail: vibrasom@vibrasom.ind.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *