Vibrasom

Lei do isolamento acústico: O que diz a NBR 10152?

Lei do isolamento acústico: O que diz a NBR 10152?

Você precisa entender a relação entre a NBR 10152 e a lei do isolamento acústico? Confira o nosso artigo especial!

A lei do isolamento acústico, conhecida também como a lei do silêncio, é uma regulamentação que garante a qualidade e a preservação da saúde das pessoas que moram em áreas urbanas e próximas a estabelecimentos comerciais e industriais.

Já a NBR 10152 é uma norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece os níveis de pressão sonora permitidos em áreas externas e internas de edificações. É um regulamento que define os procedimentos para a medição do nível de pressão sonora em decibéis (Db). Além disso, estipula alguns critérios para avaliar o conforto acústico em diferentes tipos de ambientes.

Neste artigo, vamos abordar o que diz a NBR 10152 e como a norma contribui para a aplicação da lei do isolamento acústico. Boa Leitura!

Lei do isolamento acústico: Conheça os requisitos da norma NBR 1052

Quer saber mais sobre isolamento acústico e entender a respeito dos requisitos da NBR 1052 para garantir o conforto em ambientes internos? Veja abaixo!

Como mencionamos anteriormente, a NBR 10152 estabelece critérios para avaliar o conforto acústico em diferentes tipos de estabelecimentos, tais como: edifícios residenciais, comerciais e de serviços.

O que a norma NBR 1052 define?

A NBR 1052 define parâmetros para medir o nível de ruído de fundo, ou seja, o nível sonoro mínimo que está presente dentro de um ambiente, sem a interferência de ruídos específicos. Também define o nível de ruído permitido para cada ambiente.

Todos esses parâmetros são apontados conforme o tipo de edificação e localização.

Outros critérios também são estabelecidos pela NBR 10152 para o desempenho acústico de elementos construtivos, como:

  • Paredes;
  • Pisos;
  • Esquadrias.

A norma NBR 10152 define os índices de desempenho acústico que devem ser alcançados por elementos arquitetônicos, a fim de garantir um ambiente interno adequado para todas as pessoas que ocupam o espaço.

Outro ponto importante é que a NBR 10152 também oferece orientações para a elaboração de projetos acústicos, bem como para a realização de medições acústicas em edificações. Além de definir procedimentos e metodologias para essas atividades, a norma também contribui para a aplicação efetiva da lei do isolamento acústico.

Leia também:

Conheça os principais benefícios da Lei do isolamento acústico 

A lei do isolamento acústico ou lei do silêncio traz diversos benefícios. Confira!

  • Melhoria da qualidade de vida: A lei do isolamento acústico adequado ajuda a diminuir a exposição a ruídos elevados, melhorando a qualidade de vida e contribuindo para a saúde física e mental das pessoas;
  • Maior produtividade nas tarefas: Em ambientes com menor nível de ruído, a produtividade e a concentração aumentam, principalmente em atividades que exigem atenção e precisão, como: escritórios, salas de aula e hospitais;
  • Redução de conflitos: O isolamento acústico reduz conflitos entre vizinhos causados por ruídos excessivos, como: música alta, barulho de máquinas e animais domésticos;
  • Valorização de imóveis: Os imóveis que atendem as normas de isolamento acústico são mais valorizados no mercado imobiliário, visto que oferecem maior conforto e qualidade de vida aos moradores.

A aplicação da Lei do isolamento acústico é uma forma de atender as normas e regulamentações técnicas da NBR 10151 e a NBR 10152. 

Essas normas definem critérios e procedimentos para avaliação e controle de ruído nos mais variados ambientes.

Você gostou do nosso conteúdo sobre a lei de isolamento acústico? Não deixe de fazer os seus comentários!

Para mais informações sobre isolamento acústico, acesse o site da Vibrasom Tecnologia Acústica, clicando aqui!

VIBRASOM TECNOLOGIA ACÚSTICA

11 3506 – 5087

11 9 9967 6973 – Acústica

11 9 7107 4218 – Audiologia

E-mail: vibrasom@vibrasom.ind.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *