Atenuador de ruído é projetado para conter o ruído quando há passagem de fluxo de ar e desenvolvido para cada situação, levando em consideração vazão de ar necessária para o perfeito funcionamento do equipamento e o nível de atenuação de ruído desejado.
Podem ser fixados ao equipamento original através de flanges parafusados, juntas de vedação, permitindo fácil manutenção e substituição. Permitem também a fixação tanto em alvenaria quanto em dutos de dimensões variadas. Seu uso pode ser interno ou externo à edificação com opção de venezianas contra chuvas e intempéries.
Os Atenuadores de Ruídos são construídos em aço galvanizado e material fono-absorvedor incombustível, com estrutura auto-portante e células atenuadoras fixas ou removíveis (tipo gaveta). O diâmetro da tubulação ou da dimensão da área que necessita de fluxo de ar interfere no momento da construção. Dessa forma, sua geometria pode variar entre o cilíndrico e o retangular. O dimensionamento vai depender também do nível de ruído que se deseja atenuar.
São soluções de fácil instalação e construídos seguindo rigoroso controle de qualidade. Podem ser fornecidos acoplados a venezianas removíveis para instalação em ambientes externos, como ventiladores, exaustores e descargas de ar.
Indicado para isolamento acustico ou redução sonora!
O atenuador de ruído utiliza o efeito de absorção acústica com um elemento poroso ou fibroso. A lã de pet acondicionada em elementos chamados células, absorvem o som enquanto o ar passa pelos vãos formados entre as células. Para maiores informações sobre os atenuadores de ruído consulte nosso suporte que possui experiência comprovada no dimensionamento e fabricação destes elementos.
Sua construção depende do diâmetro da tubulação ou da dimensão da área que necessita de fluxo de ar. A geometria pode ser cilíndrica ou retangular e a dimensão vai depender do nível de ruído que se deseja atenuar ou de quantos dB precisa isolar.
RETANGULAR
Os Atenuadores de ruído são produtos fabricados em aço com material absorvente interno, que pode ser o Sonique ou placas de lã de pet protegidas por filmes e chapas perfuradas. São fabricados sob encomenda após análise da aplicação e seu custo é determinado pelo nível de ruído e pela natureza do serviço.
SILENCIOSO DE DESCARGA
Os silenciadores de descarga são desenvolvidos para aplicação em válvulas de segurança, alivio, arranque, descarga atmosférica entre outros.
Seu tamanho e características construtivas são especificados de acordo com a vazão, pressão, temperatura, material e condição que será exposto e do nível de ruído a ser reduzido.
Podem ser construídos em aço carbono ou inox de acordo com o grau de abrasão do sistema.
As dimensões detalhadas dos silenciosos são passadas após confirmação do pedido por escrito.
ATENUADOR DE RUÍDO AXIAL
Atenuadores de ruído são dispositivos destinados a permitir a passagem de fluxo de ar e conter o ruído. São aplicados a ventiladores ou exaustores axiais juntamente com uma curva de 90º.
Também são produtos fabricados em aço com material absorvente interno, que pode ser o Sonique ou placas de lã de pet protegidas por filmes e chapas perfuradas. São fabricados sob encomenda após análise da aplicação e seu custo é determinado pelo nível de ruído e pela natureza do serviço.
Sua construção depende do diâmetro da tubulação ou do exaustor / ventilador. A geometria é cilíndrica e a dimensão vai depender do nível de ruído que se deseja atenuar.
Veja também:
O enclausuramento acústico - isolamento acústico, é uma técnica de confinamento de máquinas e equipamentos geradores de ruído, ao mesmo tempo que permite a troca de ar e ventilação dos motores. O enclausuramento pode ser total ou parcial, a depender dos objetivos acústicos desejados. A cabine de enclausuramento é construída a partir de materiais rígidos e pesados com resistência mecânica e durabilidade (como chapa de aço simples ou dupla), assumindo a função de barreira e protegendo o equipamento. Em determinados casos, são instalados visores nas portas das cabines para permitir melhor monitoramento dos equipamentos enclausurados. As chapas de aço, comumente utilizadas nas cabines, são materiais reflexivos. O tratamento interno das cabines com materiais porosos ou fibrosos de absorção, como mantas de espuma ou lãs minerais com resistência comprovada ao fogo, é capaz de aumentar a eficiência acústica da cabine. A ventilação dos motores pode ser obtida a partir da utilização de atenuadores e exaustores tratados, cuja função é permitir a troca de ar e calor entre os ambientes externo e interno e, ao mesmo tempo, evitar a transmissão de ruídos ao exterior. O dimensionamento de atenuadores varia em função de diversos requisitos mecânicos indicados em projeto, e o espaço disponível para colocação do atenuador no ambiente. Além do isolamento e tratamento das superfícies reflexivas das cabines, as máquinas ou a própria cabine devem ser apoiadas sobre amortecedores (como materiais resilientes, molas, borrachas especiais e neoprene) para impedir a transmissão de vibrações para a estrutura da edificação.
A transmissão de vibrações de máquinas e equipamentos também pode ser controlada. Ar-condicionado, bombas de recalque e até mesmo tubulações devem ser isolados da estrutura da edificação a partir de amortecedores ou coxins. Bombas de água gelada e de condensação, chillers e torres de resfriamento dos sistemas de ar-condicionado, por exemplo, devem ser fixados sobre bases de inércia e apoiados sobre amortecedores de mola ou calços de borracha. Mas existe uma infinidade de modelos de molas e amortecedores, sendo que somente o engenheiro mecânico saberá qual é o modelo e marca ideal para a sua aplicação.
Em torres de resfriamento, podem ser instalados atenuadores de ruído, tendo estes dispositivos a função de proporcionar a atenuação dos ruídos causados pelo conjunto de motores que promovem a movimentação do ar no interior da torre. Os atenuadores permitem a passagem de fluxo de ar nas torres de resfriamento atenuando o som através de estruturas lamelares na maioria dos casos. Estes dispositivos são eficientes para atenuar o ruído em diversos valores de vazões e velocidades de fluxo, mas deve ser dimensionado de acordo, sendo fabricados sob medida para cada aplicação. É um produto de alta resistência e durabilidade, geralmente fabricado em aço galvanizado e com preenchimento em lã de fibra mineral. O atenuador de ruído conta com proteção mecânica em véu de vidro e/ou tela de chapa de aço. Atenuadores de ruído podem também ser utilizados em salas de máquinas, chillers, condensadoras, salas de grupos geradores, exaustores, entradas e saídas de fluxos turbulentos, laminares de alta velocidade, entre outros locais.
Outras fontes em edificações, como elevadores, também devem ser tratados. Os motores e acionamentos dos elevadores, por exemplo, emitem ruídos que atingem, principalmente, os moradores dos pavimentos superiores. As soluções acústicas, nestes casos, podem ser a aplicação de materiais de isolamento e absorção, ou mesmo a substituição dos equipamentos antigos por outros mais modernos. Mas lembre-se que cada caso é um caso, sendo que não há uma solução genérica. O painel elétrico também é bastante ruidoso em seus contatos, visto que ele transmite vibração e dá picos de ruído que causam bastante incômodo.