COMPRE ONLINE
- Ficha Técnica Sonique: Linhas Wave – Classic – Abstract
- Ficha Técnica Sonique: Linha Clean FireProof e NoFire/Fireproof
- Ficha Técnica Sonique: Linha Decor
- Ficha Técnica Sonique: Linha Aseptic
- Ficha Técnica Sonique: Linha Insulation
- Instruções de Instalação
- Tabela de Pressão Sonora
- Absorção Acústica de materiais utilizados na construção civil
- Considerações sobre segurança ao fogo conforme Portaria Nº 322 do InMetro de 26.03.2019
– Norma NBR 12.179/92
– Niveis sonoros para conforto acústico NBR 10.152/87
O que significa NBR?
Aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as Normas Brasileiras são denominadas NBR e são fontes de consulta para consultorias e empresas no procedimento adequado de implementação dos Sistemas de Gestão da Qualidade Ambiental, por exemplo.
As NBR são como normas técnicas e possuem inúmeras aplicações para padronização de documentos, processos produtivos e procedimentos de gestão. São estabelecidas de acordo com um consenso entre pesquisadores e profissionais da área e aprovada por um organismo nacional ou internacional, no caso do Brasil, a ABNT.
Qual é a atuação da ABNT?
Entidade sem fins lucrativos, a ABNT é a representante oficial da Organização Internacional de Padronização (ISO) e, por meio do estabelecimento das NBR, ajuda na promoção do desenvolvimento tecnológico do país com a padronização de processos produtivos, documentos e afins.
Como surgiu a ABNT?
Fundada em 1940 a partir de um grupo de engenheiros e técnicos, a ABNT foi a primeira entidade a difundir normas técnicas no Brasil, sendo reconhecida como entidade de utilidade pública em 1962 por meio da Lei 4150. A partir daí, em 1973, por meio da Lei 5966, criou-se o Sistema Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (SINMETRO), no qual fazem parte o Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (CONMETRO) e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial(INMETRO), cujos objetivos são de compatibilizar os interesses relacionados à defesa do consumidor, conquista e manutenção do mercado externo e racionalização da produção industrial.
Inicialmente as normas elaboradas, aprovadas e registradas na ABNT recebiam o seguinte registro:
CB – para Normas de Classificação
EB – para Normas de Especificação
MB – para Normas de Método de Ensaio
NB – para Normas de Procedimento
PB – para Normas de Padronização
SB – para Normas de Simbologia Quando essas normas eram registradas no INMETRO, recebiam a sigla NBR.
Qual é o objetivo da NBR?
Por meio do estabelecimento de regras, diretrizes, características ou orientações acerca de determinado material, processo, produto ou serviço, as NBR tem por objetivos o aumento da produtividade das empresas, melhoria da qualidade do produto final e aumento da competitividade do produto no mercado. E para acompanhar as tendências de mercado, que é extremamente dinâmico e cada vez mais competitivo, as normas são atualizadascom certa frequência, para que os padrões sejam inovadores, eficientes e melhorem, de fato, o dia a dia das organizações que fazem uso das NBR.
Essas normas NBR são obrigatórias?
A princípio não são obrigatórias, visto que são elaboradas por uma instituição privada e não pelo Poder Público. Porém, há leis brasileiras e normas regulamentadoras que exigem o cumprimento de algumas NBR. Nesse caso, seu cumprimento passa a ser obrigatório. Dessa forma, é interessante sempre consultar a legislação e procurar saber quais leis sua empresa precisa cumprir, bem como as normas atreladas a ela.
Qual a importância da NBR?
É certo que, quando não há um padrão e normas que orientem quanto a melhor forma de se realizar determinado procedimento, a ocorrência de erros e a existência de incompatibilidades no processo produtivo, são quase certas.
Neste contexto, a importância das normas da ABNT se dá pela indicação de um padrão a ser seguido, com vistas a minimizar falhas no processo produtivo e melhorar a produtividade da empresa em diversos aspectos.
Um exemplo é que, com a implementação da NBR ISO 14001, que trata do Sistema de Gestão Ambiental, as empresas tem como benefícios: crescimento eficaz, melhoria da imagem da empresa, cumprimento da legislação ambiental e competitividade no mercado em âmbitos nacional e internacional.